Dia Nacional dos Catadores é um momento de luta e afirmação da categoria

13.06.2013

A reciclagem de resíduos sólidos é um assunto que está cada vez mais presente na vida das pessoas, com o passar dos anos, o acúmulo desses resíduos aumenta gradativamente e o trabalho dos catadores de materiais recicláveis é fundamental para o equilíbrio do ecossistema.

As iniciativas da Cáritas com os catadores começaram na década de 90 em Minas Gerais e posteriormente cresceu para São Paulo, Maranhão e os demais regionais.

A Cáritas Brasileira valoriza a importância desse trabalho e desenvolve ações que beneficiam a vida de milhares de catadores e catadores do Brasil. Cada regional apóia com atividades de formação sistemática sobre a valorização dos catadores, cooperativismo, gestão de produção e vendas e na busca de aproximação de políticas públicas. O maior objetivo da entidade é preparar os catadores para eles continuarem com os próprios pés.

A instituição estimula a mobilização para erradicação do trabalho infantil. As ações desenvolvidas com os filhos e filhas de catadores/as diminuíram o trabalho de crianças na catação e proporcionaram sua inserção em programas governamentais.

Hoje, 7 de junho, é o Dia Nacional dos Catadores e Catadoras de Material Reciclável, um momento de luta e afirmação da categoria, que com organização e força ganha mais espaço e respeito na sociedade.