Dia de Oração pelos Cristãos Perseguidos

29.07.2020

A ACN, acrônimo do nome em inglês “Aid to the Church in Need”, que em sua tradução literal significa “Ajuda à Igreja que Sofre”, promove no dia 6 de agosto (quinta-feira) a 6º edição do Dia de Oração Pelos Cristãos Perseguidos.

Com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o ‘Dia de Oração pelos Cristãos Perseguidos’ acontecerá de forma online devido a pandemia da Covid-19. Todas as paróquias do país são chamadas a promoverem e convidarem as pessoas para participarem, de forma online, desta corrente a favor dos cristãos que sofrem perseguição religiosa.

No dia 6 de agosto será rezado o Terço pelos Cristãos Perseguidos, às 18h30 (horário de Brasília) com a transmissão pelas redes sociais da ACN. E a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, em união pelos cristãos de todo o mundo também transmitirá o terço, através do site e da página oficial no Facebook.

 

Igreja que sofre

A ACN nasceu do sofrimento e da necessidade extrema após o fim de uma das maiores barbáries da história da humanidade: a 2º Guerra Mundial. Ao longo de mais de 70 anos, seu trabalho tem contribuído no apoio à Igreja e aos fiéis, que independentemente da localidade, não tem medo de demonstrarem sua fé.  

Os cristãos continuam sendo o grupo religioso mais perseguido no mundo. De fato, 80% das pessoas que sofrem perseguições por conta da fé são cristãs; 327 milhões de cristãos vivem em países onde há perseguição religiosa; 178 milhões de cristãos estão em países onde são discriminados por motivos religiosos. Com isso, se conclui que 1 em cada 5 cristãos no mundo vive em países onde há perseguição ou discriminação religiosa”, revela dados da ACN.

O Dia de Oração pelos Cristãos Perseguidos ocorre anualmente no dia 6 de agosto em referência à mesma noite e madrugada de 7 de agosto de 2014, quando milhares de cristãos fugiram do norte do Iraque, expulsos pelos extremistas do grupo Estado Islâmico. A região concentrava 25% dos cristãos do país e também reunia algumas minorias muçulmanas ameaçadas. A fuga ocorreu à noite, com milhares de pessoas caminhando pelas estradas em direção às cidades curdas de Erbil e Dohuk. “Cerca de 100 mil cristãos, aterrorizados e em pânico, fugiram de suas casas sem nada, somente com as roupas do corpo, a pé, rumo às cidades curdas. Entre eles havia doentes, idosos, crianças e mulheres grávidas, precisando de água, comida, medicamentos e um lugar para ficar”, declarou na ocasião o Patriarca Louis Raphael Sako, chefe da Igreja Católica Caldeia.

 

ORAÇÃO EM FAVOR DOS CRISTÃOS PERSEGUIDOS

Senhor Jesus Cristo, Vós nos ensinastes a rezar ao Pai em vosso nome e nos assegurastes que tudo o que pedíssemos nós receberíamos. Por isso, nos dirigimos a Vós com total confiança, vos pedimos a graça e a força de perseverar nesta tempestade, para alcançar a paz e a segurança, antes que seja tarde demais. Esta é a nossa oração e, embora pareça impossível para nós, confiamos a Vós a nossa sobrevivência e nosso futuro.

Ajudai-nos, Pai, em nome de seu Filho crucificado e ressuscitado, Jesus, para continuarmos a trabalhar juntos; para sermos livres, responsáveis e amorosos; para encontrarmos a vossa vontade e fazê-la com alegria, zelo e coragem.

Em Caná, a Mãe de Jesus foi a primeira a notar que não havia vinho. Pela intercessão de Maria, vos pedimos, Pai, para mudar a nossa situação – como vosso Filho transformou a água em vinho – da morte para a vida.

Amém.