28 3522-8722

Mensagem


“Alegria do Evangelho”: publicada primeira exortação apostólica do papa Francisco

Pe. Evaldo Praça Ferreira

 

Foi publicada na manhã de ontem a primeira exortação apostólica do pontificado de Francisco, a “Evangelii Gaudium” (A alegria do Evangelho).

 

A exortação, de 222 páginas, se divide em uma apresentação e cinco capítulos. Os capítulos são dedicados à transformação missionária da Igreja, à crise do compromisso comunitário, ao anúncio do Evangelho, à dimensão social da evangelização e aos evangelizadores com espírito.

 

Esta exortação foi um trabalho pessoal do santo padre, escrito principalmente durante o mês de agosto e originalmente em língua espanhola. O documento foi escrito "à luz da alegria com o fim de redescobrir a fonte da evangelização no mundo contemporâneo". O Papa Francisco traça os caminhos do compromisso pastoral que ocuparão a Igreja no futuro próximo. Faz convite a recuperar uma visão profética e positiva da realidade, mesmo sem deixar de ver as dificuldades. Ele  transmite valentia e nos convida a olhar para frente, apesar do momento de crise, fazendo da cruz e da ressurreição de Cristo, mais uma vez, a insígnia da vitória.

 

Com palavras profetica  o papa imprimiu neste documento não somente a sua experiência pastoral anterior, mas convoca os fiéis para aproveitar o momento de graça que a Igreja está vivendo para empreender com fé, convicção e entusiasmo a nova etapa do caminho de evangelização. E no centro da evangelização coloca a pessoa de Jesus Cristo, o primeiro evangelizador.

 

Que nossas comunidades posso experimentar as palavras do Santo Padre no serviço pastoral, e fazer da nossa ação evangelizadora um renovado ador missionário, levando a todos a experimentar a alegria do evangelho.

 

Foi divulgada nesta terça-feira, 26 de novembro, a Exortação Apostólica Evangelii Gaudium (Alegria do Evangelho), a primeira do pontificado do papa Francisco. O documento já havia sido entregue, de forma simbólica, no último domingo, durante a celebração de encerramento do ano da Fé. Hoje, o texto foi publicado na internet em vários idiomas.

 

A exortação fala sobre o anúncio do evangelho no mundo atual. No texto, Francisco propõe “algumas diretrizes que possam encorajar e orientar, em toda a Igreja, uma nova etapa evangelizadora, cheia de ardor e dinamismo”. O pontífice toma como base a doutrina da Constituição dogmática Lumen gentium, e aborda, entre outros pontos, a transformação da Igreja missionária, as tentações dos agentes pastorais, a preparação da homilia, a inclusão social dos pobres e as motivações espirituais para o compromisso missionário.

 

Dividida em cinco capítulos, o texto também recolhe a contribuição dos trabalhos do Sínodo dos Bispos, realizado no Vaticano em 2012, com o tema "A nova evangelização para a transmissão da fé".

 

Patrocinadores


Celp
Dida
Cerâmica Tijuca
Marco Pneus

  (28) 3522-8722

  Rua Padre Melo, 39 - Bairro Independência - CEP: 29306-340 - Cachoeiro de Itapemirim - ES

 

© 2017 Paróquia Nosso Senhor dos Passos.

Todos os direitos reservados.